Monday, March 28, 2011
Uma Visita ao Mosteiro de Tibães
Le 02 Mars 2011 nous avions visiter o Mosteiro de Tibães bon pour les naturalistes et ceux qui aiment l'Art. O mosteiro de Tibães ou Mosteiro de São Martinho de Tibães é uma maravilha para os adetos da natureza e da arte.
Ele engloba uma Igreja muito linda e um cruzeiro famoso. Situa-se em Mire de Tibães, um dos concelhos de Braga em Portugal, foi fundado no século XI. A partir do século XII foi ocupado pela congregação Benedita e no século XVI tornou-se casa mãe da ordem para Portugal e Brasil. Há lindos edificios que eram construidos nos séculos XVII e XVIII.
Mas com a extenção das ordens religiosas em 1834 foi vendido o Mosteiro em hasta pública com a exceção da Igreja Sacrista e Claustro do Cemitério.
Foi classificado como Imóvel de interess Público em 1944 mas Ficou nas mãos do privados até 1986. No tempo áureos, dada a sua importãncia no mundo imperial portugês, o Mosteiro era detentor do maior e mais valioso espólio da região. Possuia todo tipo de Arte de então reconhecida, desde pintura, escultura, uma enorme coleção de livros sobre variadíssimos temas, artigos provenientes das antigas colónias, Arte Sacra entre outros.
Mas devido a sua venda, a maior parte do espólio foi perdido. É só após a aquisição pelo Estado Português em 1986 que é iniciado o processo de recuperação do espólio. Desde esta data existe uma enorme "Luta" e pesquisa para o readquirir pela sua caracteristica singular. um dos arquitectos que nele trabalhou foi André Soares.